26 de Fevereiro de 2019 às 15:46

Simulação de Emergência na Usina Buriti

Acompanhe abaixo as notícias do setor:

Ação envolveu todos funcionários, usinas parceiras e o corpo de bombeiros.

Como parte dos procedimentos do PASE (Plano de Ação para Situações de Emergência), o simulado de emergência realizado no mês de dezembro, na Usina Buriti, teve como objetivo avaliar o funcionamento na prática do PASE, que faz parte das práticas preventivas corporativamente.

O evento durou aproximadamente 01h30 minutos e mobilizou toda a empresa, funcionários próprios e terceiros, para que fosse possível avaliar as ações de resgate, primeiros socorros, evacuação de área, combate a incêndios, utilização de recursos internos e externos e comunicação. O simulado foi auditado pelas empresas parceiras participantes do PAME (Usina Raízen, Usina Tijuco, VLI Uberaba-MG) e também pelos representantes da corporação dos bombeiros de Uberaba-MG.

No simulado foi utilizada a ferramenta SCO (Sistema de Comando de Operações), que consiste em um conjunto de ações técnicas e táticas para dar uma resposta eficiente aos acidentes. O SCO foi implantado na Brigada de Emergência após treinamento recebido pelo Corpo de Bombeiros de Uberaba-MG.

Importante ressaltar que esse sistema, o SCO, é também utilizado pelos órgãos competentes (Bombeiros, Defesa Civil, Policia Militar, entre outros) que agem mutuamente em desastres, como por exemplo: os eventos de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais.

De acordo com o Coordenador do Brigada de Emergência, Thiago Zampar, “as ações foram avaliadas como satisfatórias pela equipe de auditoria do PAME, porém, nós entendemos que a excelência da aplicabilidade das ações do PASE/PAME somente será atingida por meio de simulados constantes, que testem efetivamente o que é rotineiramente difundido nos treinamentos internos da unidade”, finaliza.

Você também pode se interessar