É um produto obtido pela fermentação do caldo da cana-de-açúcar e produtos intermediários do processo de fabricação do açúcar. O grupo Pedra Agroindustrial produz o etanol anidro que é utilizado como aditivo à gasolina e o etanol hidratado, que abastece os veículos movidos a etanol, além de outros alcoóis industriais que servem como matéria-prima a outros produtos.
A cana é colhida, lavada e moída para que seja possível retirar a mais rica sacarose para a produção do açúcar. A empresa produz atualmente o açúcar VHP Plus a granel, que é totalmente exportado. A produção anual gira em torno de 5 milhões de sacas, porém com a ampliação na fábrica de açúcar, a previsão é aumentar a capacidade para se produzir 60 mil sacas/dia até 2020.
O grupo produz energia elétrica a partir do bagaço proveniente da moagem da cana-de-açúcar. A energia produzida é capaz de atender ao consumo interno de todas as unidades da empresa e ainda oferece o excedente ao mercado consumidor regional através da concessionária local.
O total de energia elétrica exportada pelo grupo é de 664 mil MWh ao ano, o suficiente para abastecer uma população de 1 milhão habitantes residenciais.