Acompanhe abaixo as notícias do setor:
Como prevenção, a empresa adotou as providências necessárias para a proteção de seus funcionários e está monitorando diariamente o avanço da doença em sintonia com as orientações oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, autoridades estaduais e municipais. O momento é de conscientização e a Pedra Agroindustrial realizará todas as medidas para que esta grave crise de saúde seja superada por todos. Para que
você se mantenha informado, o setor de Comunicação traz uma entrevista com o Médico do Trabalho, da Usina da Pedra, e Otorrinolaringologista, Rubens Ernani Cozeto Rodrigues, além de orientações e medidas preventivas para combate a transmissão do vírus. Informe-se e fique atento aos cuidados!
Comunicação: O que é o Coronavírus?
Dr. Rubens Rodrigues: Coronavírus é de uma família de vírus que causam infecções respiratórias desde 1960. Porém, um novo agente foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados da doença chamada de Coronavírus (COVID-19), na China. De fácil propagação, o vírus já é considerado uma pandemia (contaminação global), tendo impactado diversos países, incluindo o Brasil.
C: Quais as formas de transmissão do Coronavírus?
Dr. R.R.: A transmissão pode ser via respiratória pelo ar e por gotículas provenientes de espirros, tosse e fala de pessoas infectadas; via contato físico quando gotículas alcançam mucosas (nariz, olhos, boca) através de beijos e abraços; e através do contato com superfícies contaminadas com o vírus (como maçanetas, corrimões) e posterior contato com a mucosa das pessoas (nariz, olhos, boca).
C: As pessoas têm sido impactadas com uma grande quantidade de informações pela mídia e algumas fake news, em meio a tantas orientações, quais de fato são os principais cuidados necessários para se evitar a contaminação?
Dr. R.R.: Deve-se higienizar as mãos (lavar com agua e sabão ou álcool 70%) e superfícies e evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Manter sempre o ambiente higienizado e ventilado. Evitar compartilhar itens pessoais como toalhas, talheres e evitar contato com pessoas que estejam tossindo ou espirrando.
C: Quais os principais sintomas da doença? Quando é necessário procurar por um médico?
Dr. R.R. : O Coronavírus (Covid-19) é similar a uma gripe, geralmente é uma doença leve ou moderada, mas alguns casos podem ficar graves, os sintomas mais comuns são:
A maioria dos casos é autolimitada (resolve sozinha) e o tratamento é feito com sintomáticos (remédios para aliviar os sintomas), repouso e hidratação. Os casos de necessidade de tratamento hospitalar são daqueles pacientes que tem quadro respiratório grave, pacientes com doenças crônicas descompensadas e grupos de maior risco (idosos, gestantes e menores de 2 anos de idade). Funcionários que se encaixam nos grupos de risco estão sendo monitorados pelo setor Médico, sendo afastados ou atuando remotamente.
Em caso de sintomas, como agir?
Ao notar os sintomas, evite locais públicos e comunique imediatamente o setor de Medicina Ocupacional:
Tipo1: Os funcionários sem sintomas, mas que estiveram em áreas com casos confirmados para Covid-19 devem procurar um médico para avaliação e orientação. Os funcionários que tiveram familiares testados positivamente devem ficar de quarentena por 7 dias;
Tipo2: Os funcionários com sintomas de tosse, dor de garganta, febre, coriza e dor de cabeça apresentados em sua residência devem procurar a unidade mais próxima do plano de saúde. E para os que apresentarem sintomas na empresa, devem procurar o ambulatório médico. Em ambos casos, deverão ficar em quarentena por 14 dias.
Tipo3: Os funcionários diagnosticados como casos confirmados, deverão ficar isolados por prazo indeterminado, até liberação médica. Procure a unidade do plano de saúde mais próxima, conforme os endereços abaixo e se informe pelo aplicativo (Coronavírus SUS) disponível para download em todas as plataformas.
Confira as medidas adotadas pela empresa para a saúde e segurança de todos!
Comunicação
Medicina Ocupacional
Transporte
Visitas
Comunidade
Eventos, reuniões e treinamentos
Refeitório
Escritório e ambientes fechados
O Comitê de Gestão de Crise permanece em atividade, com reuniões diárias para avaliar a evolução do cenário e deliberar sobre medidas a serem implementadas. Continuaremos atentos às recomendações das autoridades oficiais de saúde e, em caso de novas providências, realizaremos a divulgação através da liderança e canais de comunicação.
Deixe uma resposta
Comentários sujeito à aprovação do moderador*